segunda-feira, 23 de agosto de 2010
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Educação Escolar Indígena

Após horas de aprendizagem com os professores kiriri na Escola Indígena José Pedro Batista, encerramos o dia, na certeza de um breve recomeço - ou seria continuação? - fomos laureados pelas sábias palavras do cacique/mestre Lázaro em plena praça de Mirandela. Ali ouvimos atentamente seus ensinamentos, sua sabedoria e, inclusive, orientações pedagógicas, educacionais. VIVA CACIQUE LÁZARO E TODO O POVO KIRIRI! VIVA A SABEDORIA DE QUEM FALA COM O CORAÇÃO E É FELIZ!


Os caminhos do sertão também são verdes e muito mais misteriosos. Como sempre o Criador foi generoso conosco e aqui há duas provas: a primeira foto indica uma ação mais visível da ação dos fenômenos naturais - a pedra, o vento, a chuva, o calor, enfim, a natureza; a segunda mostra o labirinto sertanejo de Banzaê, caminhos que nos trazem e nos levam, basta sabermos para onde queiramos ir. VENHA VOCÊ TAMBÉM NOS CONHECER, BANZAÊ ESPERA TODOS OS IRMÃOS.

A Educação ESCOLAR dos nossos irmãos kiriri foi o nosso maior interesse. O destaque ao adjetivo, deve-se ao fato de que os nativos tem dois tipos de educação - assim como qualquer outro povo - e a escolar é nosso interesse de estudo no momento. Aqui vemos dois momentos da fala dos professores indígenas na Escola Indígena José Pedro Batista.

Mirandela, povoação principal do território Kiriri, local onde a vida se enche de significado, onde a brisa nos purifica, onde a mística kiriri nos torna significados e signifcantes. Onde o sagrado estende sua mão protetora e nos acolhe.
A manufatura presente no povo, agora merc adoria, afinal ser índio prescinde de necessidades em meio troca de práticas culturais e de vivências.terça-feira, 17 de agosto de 2010
Projeto Cinema na Escola
Duração:
90 minutos (1 hora e 30 minutos)
Gênero:
Drama
Direção:
Aluízio Abranches
Ano:
2002
País de origem:
BRASIL
Sinopse
No início do anos 70, em pleno sertão pernambucano, Firmino (Carlos Vereza) é abandonado por sua noiva Filomena (Marieta Severo) que se casa com Borges Capadócio. Firmino passa a nutrir um profundo ódio contra a família da sua ex-noiva, chegando ao ponto de, 30 anos depois, ordenar que seus filhos matem os homens da família dela. Após saber da tragédia, Filomena convoca suas três filhas, Maria Francisca (Júlia Lemmertz), Maria Pia (Luiza Mariani) e Maria Rosa (Maria Luiza Mendonça), para arquitetar sua vingança. As três irmãs são então encarregadas de sair pelo sertão para encontrar e contratar matadores de aluguel, sendo que cada um passa por dificuldades própria para cumprir sua tarefa.
Fonte: Adoro Cinema

sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Comemoração do Dia do Estudante
O filósofo discorreu sobre o papel da juventude na cena política, sendo esta comporeendida como instância superior de convivência entre os seres humanos. A plateia composta de professores e estudantes ouviu atenta ao brilhante discurso do filósofo da serra do boqueirão, o qual comprometeu-se a voltar em outra oportunidade. Parabéns a Fredson pelo sapiência, parabéns aos cicerodantenses e catingueiros ávidos por sabedoria e ética.
Depoimentos de Ex-alunos do CELEM





